sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Consciencia versus emoção

A maneira como reagimos a certos acontecimentos e circunstancias da vida prende-se com a nossa maneira de lidar com os mesmos, i.e. se somos impulsivos ou racionais. De certo modo, cada um de nos possui essas duas características e tanto pode reagir com cabeça fria como dominar-se pelas emoções. Será que devemos racionalizar tudo que fazemos? Devemos sempre pesar minuciosamente aquilo que nos acontece, analisar os prós e as contras, os possíveis e prováveis para tomar a nossa decisão ou simplesmente devemos seguir o nosso coração, perder o medo, cagar para o politicamente correcto, simplesmente dizer a nos próprios: "Fuck it all" e fazer aquilo que o nosso coração manda. Nunca vamos saber qual é o caminho certo para a felicidade, mas se nunca arriscarmos, se nos acomodarmos ao certo, se estivermos sempre com medo de nos magoar como ficamos a saber o que é viver? Podemos arrepender-nos amargamente daquilo que tínhamos feito, mas no final de tudo isso certamente pensar: I did it my way!
http://www.youtube.com/watch?v=8L1sg7RImyM

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Impressões sobre amor incondicional


Se ainda é daquelas que está a procura do amor da sua vida - daquela pessoa que lhe faça sentir borboletas na barriga e o nó na garganta só de lhe tocar na mão - pare, vire em direcção contraria e fuja a sete pés! Porque se seguir o caminho e encontrar aquilo que procura, será a maior desgraça da sua vida! Porque vai acabar tudo: as noites tranquilas, a segurança e o amor próprio. A partir daí, tudo e sempre na sua vida será apenas e só em função dessa pessoa. Todos os planos, todos os sonhos, todas as vontades vão transformar-se em prol dela. Todos os dias serão começados pelo pensamento sobre essa pessoa, todas as noites vão acabar a pensar nela. Será uma obsessão, uma droga, um grito, um desespero, uma felicidade absoluta. Será capaz trocar todo mundo por um beijo seu, por um toque, por um olhar.
Mas tudo acaba um dia e quando chegar o momento em que ver nos olhos dessa pessoa apenas indiferença e frieza, o seu coração irá "explodir" no peito e toda a sua vida ficará arruinada como um castelo de cartas. Só lhe vão restar o silencio, o vazio e a solidão. E permanecer uma única questão: como eu me perdi?
Se ainda está a procura do amor da sua vida, pare! Não ame ninguém! Seja feliz!

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Impressões sobre fé


Há uns dias atrás uma amiga minha perguntou-me:
"Tens fé?"
Confesso que demorei algum tempo a pensar na resposta. Terei fé? Em quê?
Em Deus?
Nas palavras?
Nas pessoas?
Na lealdade?
No amor?
Respondi-lhe:
"Não tenho".
Nesse preciso momento apercebi-me que na sequência dos últimos acontecimentos da minha vida tinha perdido a fé em tudo isso. De momento sinto que tudo em que acreditei, tudo que queria tanto, tudo aquilo que sonhei desmoronou-se como um castelo de cartas. Que tudo era apenas uma ilusão minha. Sou um Dom Quixote.
No final da nossa conversa a minha amiga disse-me: "mesmo assim, acende uma vela para te iluminar o caminho..."
Foi isso que eu fiz.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Impressoes sobre auto-realização


Chega uma determinada altura da nossa vida quando começamos seriamente pensar sobre aquilo que somos, sobre aquilo que conseguimos atingir na nossa vida e fazermos a nos próprios a seguinte pergunta: afinal em que é que sou verdadeiramente bom? Suponho que seja nessa mesma altura que procuramos criar uma espécie de lista imaginaria onde as nossas qualidades e conquistas pessoais travam uma batalha sangrenta contra os nossos defeitos e falhas. O resultado final dessa batalha determina se podemos considerar-nos os felizes membros duma lista restrita e exclusiva dos life winners ou se simplesmente demos por nos a pensar: bolas, mas afinal onde eu falhei? O que tenho na minha vida? Quem sou? Onde consegui chegar?

terça-feira, 8 de junho de 2010

Pensamento do dia


Louis Kahn once said:
“Even a brick wants to be something.
It aspires.
Even a common ordinary brick wants to be something more than it is.
Wants to be something better than it is..."

Se cada um de nos fizesse o esforço para alcançar aquilo que aspira, se se esforçasse todos os dias para ser um pouco melhor do que foi ontem, com certeza que que este mundo seria um lugar melhor...
Think about it!